ÁREA DE INFLUÊNCIA - CES desenvolve projetos que beneficiam assentamentos
Publicado em 11 de Agosto de 2017 às 17h 53minFamílias dos Assentamentos 12 de Outubro e Wesley Manuel dos Santos serão beneficiadas com ações executadas pela concessionária da Usina
Famílias serão diretamente envolvidas pelas obras da UHE Sinop (foto: Assessoria de Imprensa)
Já estão em andamento ações da Companhia Energética Sinop (CES) que beneficiam especificamente as famílias dos Assentamentos 12 de Outubro e Wesley Manuel dos Santos – a Gleba Mercedes V – localizados respectivamente em Cláudia e Sinop, municípios inseridos na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.
Entre elas, a CES está firmando um termo de compromisso com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o objetivo de promover e realizar ações de remanejamento das famílias de ambos assentamentos, as quais serão envolvidas diretamente pela formação do reservatório da UHE Sinop. Para tanto, está sendo realizado o cadastro socioeconômico em ambos assentamentos, para levantamento das famílias que serão realocadas.
Já em benefício ao Assentamento 12 de Outubro, outras duas ações estão realizadas, como o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), feito em cooperação técnica com o Incra, com o objetivo de planejar as estratégias, atividades e compromissos necessários para o desenvolvimento do Assentamento nas suas várias dimensões – econômica, social, cultural e ambiental – considerando a organização territorial, os sistemas produtivos, a infraestrutura e os serviços sociais básicos, o meio ambiente e os demais recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis.
Ainda, a CES irá custear todos os recursos necessários para a implantação de energia elétrica no Assentamento, por meio do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Os trabalhos já estão sendo executados pelas Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), que desde o dia 08 de maio deste ano está mapeando quantas e onde serão feitas as ligações. O Programa Luz para Todos beneficia famílias rurais com energia elétrica gratuita, sendo que três pontos de luz ficam disponíveis. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, quase 11 anos após seu lançamento, 14,9 milhões de brasileiros já são beneficiados.
Assessoria de Imprensa