Sinop Energia avança com projeto inédito de P&D para estudar peixes da região neotropical
Publicado em 25 de Setembro de 2024 às 08h 19minPesquisadores da iniciativa realizam visita técnica a centros da Suíça e Noruega para troca de conhecimento
A Sinop Energia deu mais um importante passo para avançar no projeto inédito de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que construirá um laboratório móvel para estudar peixes da região neotropical, onde está localizada a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, instalada no rio Teles Pires (MT).
Em agosto, os pesquisadores Andrey de Castro (Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ) e Luiz Silva (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique - ETHZ) fizeram visita técnica a centros de pesquisa na Suíça e Noruega, onde apresentaram e participaram de seminários sobre o projeto.
A UFSJ e o ETHZ são parceiros da Sinop Energia no desenvolvimento do laboratório, juntamente com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a HVEX (startup do setor de energia). Com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, o P&D tem previsão de duração de 36 meses e deve ser concluído em agosto de 2026.
Os pesquisadores estiveram no Ecohydraulic Research Group, Laboratory of Hydraulics e Hydrology and Glaciology, da ETH-Zürich (Suíça), no Centro Norueguês de Pesquisa (NORCE) e Universidade de Bergen (Noruega). Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de discutir o desenvolvimento do projeto, que avalia os efeitos de supersaturação gasosa sobre peixes neotropicais.
Intercâmbio de conhecimento
O professor Andrey Castro (UFSJ) contou que as reuniões e visitas técnicas superaram as expectativas. Foram definidos objetivos claros para a participação de discentes da ETH no desenvolvimento do estudo, de modo a aproveitar o potencial desta equipe altamente qualificada na geração de dados robustos. A apresentação do projeto para equipes de diferentes instituições mostrou como a colaboração entre o setor produtivo (Sinop Energia) e a academia (UFSJ, UNIFEI e ETZ-Zürich) pode gerar informações relevantes para a conservação da importante megadiversidade.
“A reunião foi bastante produtiva e perspicaz, marcada por valiosa troca de conhecimentos. Acompanhamos os relatórios do Brasil com grande interesse, reconhecendo o valor da cooperação iniciada. Essa parceria é promissora para aprofundar nossa compreensão do Total de Gás Dissolvido (TDG) e desenvolver estratégias para mitigar seu impacto. Nossas contribuições também se estenderam às estratégias de mitigação, destacando métodos que podem reduzir com eficácia os níveis de TDG nos sistemas de água”, destacou Ulrich Pulg, pesquisador sênior do Centro Norueguês de Pesquisa (NORCE).
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da UHE Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Brasil (51%) e Eletrobras (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento é capaz de gerar energia limpa e renovável para aproximadamente metade da população do estado de Mato Grosso.
Fonte: Assessoria de Comunicação