Sinop Energia inicia campanha de conscientização contra queimadas
Publicado em 03 de Julho de 2024 às 15h 10minEmpresa distribui material informativo em escolas da região e conversa com moradores para alertar sobre os perigos da prática
A Sinop Energia, companhia que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, acaba de lançar a sua Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios. A iniciativa coincide com o início do período proibitivo de queimadas decretado pelo Governo de Mato Grosso, que vai de 1º de julho a 31 de dezembro no estado. O objetivo da empresa é conscientizar e orientar a população sobre as medidas preventivas de incêndio, bem como incentivar a preservação ambiental.
A campanha consiste em visitas a escolas dos Ensinos Fundamental e Médio para distribuição de materiais informativos, além de publicações sobre o assunto nas redes sociais da empresa, convidando a população de Sinop e das cidades próximas para cuidar da fauna e flora locais. Como a UHE Sinop está localizada em área rural e com vasta vegetação, o local merece atenção redobrada durante o período seco. Por isso, a empresa realiza também o monitoramento de focos de incêndio e a construção de aceiros (faixas de terra que formam uma barreira natural para impedir a propagação do fogo para áreas de vegetação).
Em mais um ano, a companhia está contribuindo para a conscientização da população durante o período de proibição do manejo do fogo. Denitz Auler, coordenador de meio ambiente da Sinop Energia, reforça a relevância da iniciativa. “Como uma empresa influente nas áreas onde atuamos, sabemos da importância de levar informação de qualidade à comunidade local. A consciência ambiental é um trabalho coletivo e fundamental para garantir a preservação do mundo em que vivemos”, destacou o coordenador.
Sobre o período proibitivo
O período proibitivo de queimadas tem como objetivo restringir o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Mato Grosso para prevenir queimadas durante o período seco, que conta com altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, favorecendo ocorrências e o alastramento de incêndios florestais. Por conta disso, o decreto também autoriza a contratação de brigadistas temporários para combaterem as chamas ao lado dos bombeiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação