Parceria entre Sinop Energia e UFMT leva Museu Itinerante de Fauna e Flora para o município de Cláudia

28/10/2019

A variedade de formas de vida animal e vegetal (biodiversidade) da Amazônia Matogrossense foi apresentada  para os alunos do Projeto Bombeiros do Futuro, do município de Cláudia, durante a exposição do Museu Itinerante,  promovida pela Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop.

A atividade, realizada no dia 19 de outubro, faz parte do projeto de extensão do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da UFMT, que tem como objetivo, ampliar o conhecimento dos estudantes quanto ao universo dos animais e das plantas; fazer um alerta a respeito dos fatores que podem causar o desequilíbrio natural; e despertar o interesse dos jovens para as ações que visam a preservação do meio ambiente.

Levando em consideração o público da exposição, a maioria jovens adolescentes, a programação foi realizada de forma dinâmica, sendo a parte teórica conduzida pelos técnicos do PEA e a prática, pela equipe do Museu. Segundo Jaqueline Pysklevitz, analista Socioambiental da Sinop Energia, a atividade foi um sucesso em função do empenho das instituições envolvidas, ou seja, a concessionária da Usina, a UFMT, a Secretaria de Educação do Município de Cláudia e o Projeto Bombeiros do Futuro. “A Educação Ambiental só acontece na prática quando há o envolvimento e comprometimento de vários autores e, especialmente, o envolvimento da sociedade”, afirmou Jaqueline.

O representante do Museu Itinerante, Ivanildo Fagner Ferreira, disse que a ação é fundamental para despertar a sensibilidade dos jovens e da população sobre a importância da fauna e da flora local. “Nosso objetivo é levar todas essas informações além dos muros da universidade, ou seja, o conhecimento sobre a nossa biodiversidade não deve ficar restrito aos acadêmicos”, explicou.

Para a secretária de Educação do Município de Cláudia, Claudevânia Anderle, atividades como esta são extremamente importantes para a formação dos alunos da rede pública. “As crianças têm a oportunidade de vivenciar e conhecer a diversidade da fauna e da flora da região e, ainda, trazer sua família para aprender também”, finalizou.

Valdemar Campos, um dos responsáveis pelo Projeto Bombeiros do Futuro, relatou que a exposição foi bastante alegre e produtiva, porque após a teoria, os alunos viram de perto os animais e a exuberância da flora do estado de Mato Grosso. “Isso faz com que os jovens valorizem cada vez mais a natureza e aprendam a conservá-la, foi muito gratificante ver como eles e seus familiares ficaram maravilhados”, relatou.

Conforme os responsáveis pelo Projeto, o Museu Itinerante da Flora e da Fauna da Amazônia Matogrossense já foi exibido anteriormente para alunos de escolas de Sinop e Sorriso e continuará sendo levado para outras localidades.

 

Assessoria de Comunicação

Olá Eu sou a joana!

Tem alguma dúvida? Clique aqui!

joana maior